← Back to portfolio

Manuel Neuer: o 'Muro de Munique'

Published on

Por Lucas Kina


O flerte com o perigo iminente é quase uma sina desse jogador. Não satisfeito em atuar numa posição errônea por natureza, o atleta ainda parece insaciado com uma apresentação discreta, e como quem diz "eu preciso brilhar mais", sai de sua posição natural e se aventura fora das áreas retangulares.

Manuel Neuer faz o que poucos na história fizeram ou pensaram/pensariam em fazer numa posição como a de goleiro. 

A profissão mais ingrata de todas exige frieza e dedicação total de quem a exerce, arcando com as consequências de um treino árduo, e de certa forma hostil, sendo julgado a todo minuto e indo do céu ao inferno por muitas vezes durante a carreira ou na própria temporada. 

Estes fardos não parecem incomodar o goleiro de 30 anos e 1,92 cm do Bayern de Munique e da Seleção Alemã, que possui a curiosa característica de gostar e querer jogar com os pés, participando ativamente da partida e deixando sempre uma tensão no ar ao pegar na bola, já que atua longe de sua meta, praticamente como um líbero.


Começo de carreira

Sua carreira começou no Schalke 04, time em que atuou de 2004 a 2011, com passagens pelo time B de 2004 a 2008. Depois, subiu ao time principal após quatro temporadas e atuou por mais três na equipe que o revelou, somando sete temporadas como profissional na Bundesliga (liga alemã de futebol). Entretanto, o goleiro só fez sua estreia como profissional na temporada 2006/2007. 

Naquela época, o arqueiro alemão já demonstrava a rapidez e a facilidade de jogar adiantado. Faz parte de uma geração de jogadores que vieram dos famosos acampamentos alemães de Gelsenkirchen, lugar conhecido por ser a fábrica de talentos da Alemanha.

Nem sempre esse tipo de jogo deu certo...


Consolidação

Com o contrato renovado por mais 5 anos, o excelente arqueiro vive a melhor fase de sua carreira. Capitão da seleção da Alemanha após a saída do volante Bastian Schweinsteiger e do lateral Phillip Lahm (capitão da seleção nas duas últimas edições da Copa do Mundo), recebe elogios até de seus adversários, como do volante francês Sissoko (na época atuava no Newcastle United), que estava com a França na Eurocopa de 2016, porém no banco de reservas.

Protetor da meta Bávara até 2021, Neuer pode ser considerado um dos maiores expoentes do futebol de sua geração.

Vale lembrar que o goleiro já concorreu até ao prêmio de Melhor Jogador do Mundo, ficando como 3°Melhor do Mundo em 2014, perdendo simplesmente para Cristiano Ronaldo e Messi. Esse feito é quase um título aos atletas da linha defensiva. 

Com a indicação, ele se igualou a Fábio Cannavarro, ex-zagueiro da Juventus de Turin e da seleção italiana, ganhador da Bola de Ouro no ano de 2006 (quando a Itália havia sido campeã do mundo), além do lendário goleiro russo Lev Yashin, "o Aranha-Negra", o único da posição, até hoje, a receber a Bola de Ouro, prêmio dado à ele pela revista France Football, em 1963.

Neuer perde eleição de melhor do mundo em premiação dominada pela ...

Atualmente o melhor goleiro do mundo e com mais 10 anos possíveis de carreira (a julgar por sua forma física e fase), o futuro de Neuer espelha sucesso e títulos, entrando definitivamente para a história do futebol e demarcando - ainda mais - seu espaço no Hall da Fama mundial dos goleiros e futebolistas de todos os tempos.


"Alguns" títulos do goleiro

Schalke 04

  • Copa da Liga Alemã: 2005
  • Copa da Alemanha: 2010–11

Bayern de Munique

  • Supercopa da Alemanha: 2012; 2016; 2017
  • Bundesliga (Campeonato Alemão): 2012–13; 2013–14; 2014–15; 2015–16; 2016-17
  • Liga dos Campeões da UEFA: 2012–13
  • Copa da Alemanha: 2012–13; 2013–14; 2015–16
  • Supercopa da UEFA: 2013
  • Mundial de Clubes FIFA: 2013

Seleção Alemã

  • UEFA Euro Sub-21: 2009
  • Copa do Mundo: 2014

Subscribe to get sent a digest of new articles by Lucas Kina

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.